Logo Fazenda Santa Rita

Warning: Undefined variable $zap in /home/fsrita/public_html/blog/wp-content/themes/santa-rita-2023/components/mobile-menu/mobile-menu.php on line 65
Thumbnail

Como preparar a carne de cordeiro?

Quer saber mais sobre como preparar a carne de cordeiro? Então, confira agora mesmo o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O cordeiro está entre as melhores carnes do mundo, reconhecida por sua textura delicada e sabor amanteigado.

Existem inúmeras maneiras de preparar a carne de cordeiro, e o mais difícil é escolher entre as opções ? porque cada uma delas é melhor que a outra.

Essa carne tão saborosa pode ter suas características ainda mais acentuadas se for combinada com os acompanhamentos e bebidas certas.

Com anos de experiência, nossa equipe possui diferencial quando o assunto é carne de cordeiro. Sabemos como melhor prepará-la e apresentá-la para seus convidados.

Continue a leitura para descobrir tudo o que há para saber sobre como preparar a carne de cordeiro!

O que é a carne de cordeiro?

Por milhares de anos, o homem viveu e cultivou cordeiros para alimentação e vestuário. Esses animais têm grande importância histórica, com papel de destaque em nosso patrimônio econômico, cultural e culinário.

Cordeiro é a carne do animal jovem, ou seja, o cordeiro é o termo usado para o animal com menos de um ano de idade.

O cordeiro é uma carne comparativamente macia, com uma cor mais clara que a de carneiro e um perfil de sabor muito mais suave.

A carne de cordeiro é composta de músculos unidos por colágeno. O colágeno é um tecido conjuntivo branco macio que se decompõe em gelatina quando aquecido. Já o tecido conjuntivo emborrachado que não se decompõe deve ser retirado da carne de cordeiro antes de preparar.

O cordeiro é uma proteína primária em muitos países do mundo, especialmente nas regiões do norte da África, Oriente Médio e partes da Europa.

O cordeiro é um item popular graças aos tipos de cortes, seu perfil de sabor distinto e maciez. O cordeiro é rico em proteínas e tem pouca gordura em comparação com outras carnes. Além disso, também é uma rica fonte de muitos nutrientes diferentes, como:
– Zinco
– Niacina
– Fósforo
– Ferro
– Vitamina b12

 

Prato Cordeiro

Quais são os principais cortes de cordeiro?

Os cortes primários, ou partes principais, do cordeiro são:

Neck: os cordeiros estão até o pescoço de uma carne deliciosa. A carne do pescoço do cordeiro pode ser usada como costeleta ou assada e é muito saborosa quando cozida lentamente.

Carré: um carré de cordeiro é um dos cortes mais desejados. Perfeita quando assada, uma costelinha de cordeiro cortada também é ótima para assar ou grelhar na panela.

Costela: as costelas de cordeiro são extremamente suculentas, com um sabor acentuado e gorduroso. Elas podem ficar mais macias se cozidas devagar e em fogo baixo.

Steak: perfeito para assar ou grelhar em fogo, o steak, pernil traseiro fatiado com osso, é um corte de carne tenro que tende a ter uma camada externa de gordura ? perfeito para um assado suculento.

Picanha: a picanha é um pedaço de carne excepcionalmente macio. Quase não tem tecido conjuntivo ou gordura, e é melhor servida com o máximo de suculência retida possível.

Contrafilé: o contrafilé é um grande corte de carne de cordeiro, extremamente nobre e saboroso.

Pernil: o pernil de cordeiro é um dos cortes mais populares e pode ser delicioso, soltando do osso, quando cozido lentamente. Perfeito para ser marinado e assado.

Existem muitas outras partes de um cordeiro que são boas para comer. Eles tendem a ser menos convencionais nas dietas ocidentais contemporâneas, mas são deliciosos mesmo assim. Miúdos de cordeiro de qualidade podem incluir: rins, estômago, cérebro, fígado, coração e pulmões.

Qual a melhor maneira de preparar a carne de cordeiro?

O cordeiro é uma carne incrivelmente versátil e pode ser servida como uma refeição deliciosa depois de ser cozida de várias maneiras diferentes ? aqui estão apenas alguns dos nossos pratos favoritos.

Cordeiro assado: um clássico e um favorito das famílias de todo o mundo. Nada é como um cordeiro assado!

Almôndegas de cordeiro: em forma de almôndega, o cordeiro é tremendamente versátil. Sirva em um molho de macarrão ou com o pão de sua preferência.

Cordeiro de cozimento lento: certas porções de cordeiro são melhores se cozidas lentamente em baixas temperaturas. Quando feito corretamente, a carne se soltará do osso e cairá no prato de pessoas com o paladar exigente.

Costeletas de cordeiro grelhadas: assar costeletas de cordeiro na grelha é um dos dois maiores prazeres da vida. Tirar aquelas costeletas de cordeiro da churrasqueira e comê-las? Bem, esse é o outro.

Por quanto tempo cozinhar a carne de cordeiro?

O cordeiro cozido demais pode perder a maciez, o sabor e a suculência que o tornam uma peça de carne tão especial.

O tempo e a temperatura exatos variam de acordo com o corte de carne, o método de cozimento e o resultado desejado.

Para ficar no ponto médio, recomenda-se que a carne de cordeiro atinja uma temperatura interna de cerca de 60 graus celsius. O único corte de cordeiro que é exceção é o cordeiro moído, que deve atingir uma temperatura de 70 graus.

Existem dicas para preparar a carne de cordeiro?

Certamente existem. E se você quer saber mais, confira nossas dicas e truques para preparar a carne de cordeiro.

Se você não tem um termômetro, use o bom senso

Pode ser tentador apenas olhar sua carne quando se trata de cozimento, mas isso é um erro grave. Os olhos podem enganar, e é fácil cometer enganos. Com um termômetro de carne, você terá uma maneira mais objetiva de medir e saber quando seu cordeiro está perfeitamente cozido.

Mas, se você não tem um termômetro em mãos, use o seu instinto ? e o bom senso ? e confira a evolução do processo em intervalos reduzidos e regulares.

Mantenha a carne de cordeiro em temperatura ambiente antes do preparo

Nunca comece a cozinhar a carne de cordeiro retirada diretamente da geladeira (ou, pior ainda, do freezer). Sempre deixe o cordeiro atingir a temperatura ambiente antes de colocá-lo no forno. Isso reduzirá o tempo de cozimento e ajudará a cozinhar a carne de maneira mais uniforme.

Descanse a carne de cordeiro antes antes de servir

Pode ser tentador mergulhar de cabeça e começar a comer sua carne de cordeiro imediatamente após a finalização, mas mantenha-se forte e resista.

Deixe a carne descansar depois de tirá-la do forno. Isso dará aos sucos uma oportunidade de permear a carne, em vez de apenas tê-los no prato.

Quais são os pratos de cordeiro mais populares?

O cordeiro é popular em todos os continentes do mundo, na Austrália e na África, nas Américas e em toda a Europa e na África também.

Aquelas dúzias de cientistas que vivem no polo sul? Não temos certeza absoluta, mas se tivéssemos um palpite, diríamos que eles provavelmente gostariam de ter carne de cordeiro por lá – sempre que possível.

O que combina com a carne de cordeiro?

O cordeiro é uma carne de sabor único, ou seja, exige acompanhamentos únicos. Berinjelas, batatas e cenouras são um excelente começo, mas e os vinhos? E o molho de menta? Continue lendo para saber mais sobre o emparelhamento de cordeiro e leve suas aventuras culinárias para novos lugares ousados.

Acompanhamentos para servir com carne de cordeiro

O cordeiro tem um sabor acentuado, e certos acompanhamentos combinam melhor com essa carne do que com, digamos, frango ou carne bovina.

Alguns dos nossos acompanhamentos favoritos para servir com carne de cordeiro incluem:

– Legumes amargos
– Cenouras
– Ervilhas
– Batatas
– Rabanetes
– Saladas, como a salada grega
– Hortelã

Qual o segredo da carne de cordeiro com hortelã?

Cordeiro e a hortelã são uma combinação icônica, que remonta à culinária até os tempos pré-romanos.

O molho de menta e, mais recentemente, a geleia de menta, é a combinação perfeita para cordeiro. A amargura e o sabor refrescante de mentol funcionam especialmente bem com os compostos de aroma exclusivos do cordeiro.

Qual tipo de vinho combina bem com a carne de cordeiro?

Os vinhos mais exemplares para acompanhar a carne de cordeiro são os tintos. Um malbec argentino ou um bordeaux francês, com frutas escuras e textura macia, é uma harmonização sofisticada para um prato requintado onde a estrela é a carne de cordeiro.

Um cabernet vitoriano será um parceiro ideal com sua textura saborosa e preparos com temperos apimentados.

Os amantes de vinho branco têm um pouco mais de dificuldade em encontrar um vinho para acompanhar a carne de cordeiro, mas é possível. Uma opção confiável é um riesling levemente seco, especialmente um com um paladar ricamente texturizado que complementa tanto a doçura da carne de cordeiro quanto a fragrância das ervas e especiarias.

 

Carnes Embalagem

Como garantir a melhor carne de cordeiro?

A melhor carne de cordeiro vem dos melhores fornecedores. Os criadores de cordeiro devem estar comprometidos com a excelência, bem-estar animal e sustentabilidade.

Na Fazenda Santa Rita, trabalhamos apenas com animais capazes de oferecer o mais alto nível de qualidade ? porque acreditamos que nossos clientes merecem o melhor.

Agora que você já sabe como preparar a carne de cordeiro, que tal escolher algumas peças de qualidade com quem é especialista? Garanta a carne de cordeiro ideal com apenas alguns cliques!