Logo Fazenda Santa Rita

Warning: Undefined variable $zap in /home/fsrita/public_html/blog/wp-content/themes/santa-rita-2023/components/mobile-menu/mobile-menu.php on line 65
Thumbnail

Churrasco de cordeiro: como fazer?

Está planejando fazer um churrasco de cordeiro pela primeira vez? Então não perca as nossas dicas de mestre!

Um dos maiores prazeres do brasileiro é o churrasco, certo? E para te ajudar a aproveitar ao máximo o seu final com carne na brasa, convidamos você a descobrir novos sabores e colocar na grelha o churrasco de cordeiro.

Levamos a carne a sério e, por isso, dominamos a arte de preparar o cordeiro. Em busca de sabores autênticos, compartilhamos e experimentamos muitos tipos de preparo em nossa cozinha e o churrasco de cordeiro não poderia ficar de fora.

Quer saber como fazer churrasco de cordeiro? Então confira o conteúdo a seguir e fique por dentro do método de preparo!

churrasco Cordeiro

Quais são os benefícios da carne de cordeiro?

A carne de cordeiro tem proteínas de alta qualidade. Rica em minerais, proteínas e vitaminas, é considerada ideal para uma dieta saudável.

A composição de ácidos graxos da carne varia de acordo com a dieta do animal. Cordeiros criados em confinamento, geralmente, recebem alimentação farta e rica em nutrientes. Assim, a carne terá maior teor de gordura e, consequentemente, mais sabor.

Vale ressaltar, que os ácidos graxos mais comuns na carne de cordeiro são mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico,oleico, linoleico, linolênico e araquidônico.

Já os animais criados em áreas abertas ou que ingerem maior proporção de volumoso têm carne com menor teor de gordura. Nesse caso, o alimento traz maiores benefícios para a saúde humana e tem textura mais fina.
Esse é, portanto, o tipo de carne de cordeiro mais procurada pelos brasileiros e tende a agradar a todos os paladares.

A carne de cordeiro tem ainda aminoácidos essenciais. Por isso, é considerada uma proteína de alta qualidade, ideal para aumentar a massa muscular. Já quem não ingere uma quantidade adequada de proteínas pode perder massa muscular e têm maior risco de ter sarcopenia, processo de envelhecimento que pode deteriorar a qualidade de vida dos idosos.

O alimento também melhora a absorção de selênio e cobre pelo organismo. Assim como nos demais alimentos de origem animal, a carne de cordeiro tem grandes concentrações de ferro, fósforo, zinco e magnésio. Conta ainda com boas doses de sódio.

Além de preservar a massa muscular, a carne de cordeiro contribui para a melhoria da função muscular. Isso porque o alimento é rico em aminoácidos utilizados para a produção de carnosina, que diminui a acidez muscular e diminui a fadiga.

Por outro lado, dietas veganas pobres em beta-alanina podem fazer com que o nível da corsina caia no decorrer dos anos. Nesse caso, é preciso complementar a alimentação com suplementos de beta-alanina por um período mínimo de quatro semanas.

Já o consumo regular de carne de cordeiro evita problemas como esse, beneficiando atletas ou quem deseje ter um melhor desempenho físico.

Além disso, carnes vermelhas como a de cordeiro evitam a anemia pois são boas fontes de ferro. O mineral é responsável pela cor vermelha do sangue e por sua capacidade de transportar oxigênio. Além disso, o ferro melhora a absorção de ferro não-heme, o tipo encontrado em plantas.

Ou seja, comer carne de cordeiro é uma das melhores estratégias para prevenir a anemia. Os principais sintomas dessa doença são cansaço, fadiga e fraqueza. Em casos graves, pode levar à morte.

Como preparar um churrasco de cordeiro?

Para tornar o seu churrasco de cordeiro inigualável, confira algumas das melhores dicas de preparo!

1. Comece com ingredientes de boa qualidade

Quando se trata do que você coloca na churrasqueira, a qualidade dos ingredientes é fundamental.

Quando os cordeiros, de onde vem a carne, são alimentados com base em um alto padrão de qualidade, como resultado, é possível obter cortes mais suculentos e saudáveis.

Além disso, para que o seu churrasco de cordeiro seja um sucesso, você precisa garantir ingredientes de qualidade não só para a carne, mas também para os demais ingredientes utilizados no preparo e como acompanhamentos.

Isso significa que no final você poderá apreciar sabores e as texturas incríveis.

Ao preparar o seu churrasco de cordeiro neste final de semana, adquira os produtos da melhor qualidade que puder e prove a diferença.

2. Churrasco de cordeiro deve ser preparado sobre o carvão

Tentar fazer um churrasco de cordeiro a gás seria quase uma ofensa, ou seja, a carne deve ser assada sobre o carvão – e este é um ponto indiscutível.

Uma vez que os carvões ficam quentes, as peças de carne podem ser colocadas na churrasqueira para que assem sobre a brasa.

Quando a carne de cordeiro é preparada com fogo alimentado do carvão, os sabores são aprimorados. As carnes desenvolvem maravilhosos sabores defumados que são inigualáveis.

É importante que saiba escolher o carvão certo para garantir o melhor churrasco de cordeiro, Um carvão de qualidade não vem de matas nativas, são feitos de eucalipto de alta densidade. Além disso, suas pedras tem entre dois e quinze centímetros, seu barulho é metálico, a brasa é duradoura, há pouca fumaça residual, não apresenta cheiro desagradável e acende facilmente.

Na próxima vez que você for preparar um churrasco, utilize o fogo movido a carvão e esteja preparado para sentir a diferença.

3. Não deixe que as chamas toquem na carne de cordeiro

Sabemos que existem inúmeros tipos de churrasqueiras, mas uma das diferenças mais marcantes é a possibilidade de levantar ou abaixar a grelha.

Se você olhar atentamente para os tipos de churrasqueiras, notará uma segunda diferença. Algumas grelhas apresentam um formato que direciona o excesso de gordura para longe das chamas. Ou seja, ao invés da gordura pingar diretamente sobre o fogo e aumentar a queima, a gordura desliza pelas grades e termina em um recipiente apropriado.

Essa gordura pode ser reutilizada para regar a carne e também facilita muito o processo de limpeza da churrasqueira ao final do preparo.

O fogo é o inimigo da churrasqueira! Este é um dos segredos das técnicas do churrasco de cordeiro perfeito.

O contato direto com as chamas leva à queima, ou a carbonização, que resulta em sabores indesejados e amargos. Isso não é bom para a carne e nem para sua saúde.

4. Segredo do churrasco de cordeiro

O passo mais importante ao preparar o churrasco de cordeiro é o primeiro contato entre a carne e a grelha.

Você precisa manter a carne de cordeiro em contato com a grelha para criar uma crosta marrom fina. A crosta mantém a carne úmida, evitando que o suco escape enquanto a carne cozinha.

Ao observar um mestre na churrasqueira, você não o verá virando a carne o tempo todo. É preciso respeitar o primeiro contato entre os alimentos e a superfície de cozimento.

O segredo é preparar o churrasco de cordeiro de modo em que você tenha uma boa crosta sem queimar a carne. Isso requer alguma prática, mas vale a pena o esforço para obter os sabores mais suculentos da carne.

Outra dica para ser lembrada é retirar a carne da geladeira antes de assar para que ela atinja a temperatura ambiente na hora de preparar o churrasco.

5. Asse a carne lentamente em temperatura baixa

Garantir um bom churrasco de cordeiro significa que, além de uma crosta perfeita, a carne precisa ser assada lentamente.

Talvez você já tenha observado em algum lugar onde esteve que o melhor churrasqueiro prepara uma variedade de cortes e precisa de muito tempo para receber mais pessoas.

Com algumas peças de carne magra, seria esperado que secasse. Mas, em vez disso, o que surpreende é que a carne fica crocante por fora e suculenta por dentro.

Para controlar a temperatura, o churrasqueiro deve mover o carvão quente e ajustar a altura da grelha para regular o ambiente e obter a máxima suculência. Esta técnica em fogo baixo por longos períodos, transforma até mesmo a carne mais magra em peças macias e deliciosas.

A espera é longa e os aromas obtidos no processo são deliciosos, abrindo o apetite de todos ao redor.

6. Aproveite a churrasqueira para preparar acompanhamentos

Enquanto a carne de cordeiro é a estrela do churrasco, você ficará surpreso ao aproveitar o momento para elaborar os acompanhamentos.

Ao preparar o seu churrasco nesse final de semana, seja criativo! Você pode planejar combinações com queijos, legumes e até mesmo frutas.

7. O churrasco perfeito dura um dia inteiro

Garantir o melhor churrasco de cordeiro é um processo detalhado e demorado. Não estamos falando sobre algo como a experiência em um restaurante onde o garçom traz o seu prato.

O que estamos falando é sobre a experiência tradicional de preparar um churrasco perfeito com os seus amigos ou com a sua família. Estar em um churrasco significa permanecer sentados durante horas, comendo várias rodadas de pratos enquanto todos conversam e se divertem.

Além do preparo do churrasco, a ideia é criar uma atmosfera muito descontraída e um ritmo lento para comer.

Além disso, o churrasco de cordeiro pode ser harmonizado com diversos tipos de bebidas, como cervejas e vinhos. E claro, pode contar também com uma sobremesa para fechar o dia com chave de ouro.

À medida que você se prepara para o churrasco, já deve entrar no clima de relaxamento. Não planeje mais nada em seus dias de churrasco. Simplesmente aproveite, desfrute de boa comida, boa companhia e esteja totalmente presente no momento.

Agora que você já sabe como preparar o melhor churrasco de cordeiro, que tal escolher algumas peças de qualidade com quem mais entende sobre o assunto? Garanta a carne ideal para o seu churrasco no fim de semana!